Páginas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Artista plástico Dedablio expõe suas obras no Centro Cultural


“A pintura é um silêncio, entretanto, tem muito barulho, é muito caótica. Na pintura você fala pelo silêncio”, explica o artista plástico Dedablio, que se baseou nesse conceito para escolher o nome “O Timbre do Silêncio” para a exposição de suas obras que estarão dispostas a partir deste sábado, dia 18, ás 19h, no Centro Cultural de Tatuí.
A exposição contará com cerca de 50 obras entre pinturas, gravuras, fotografias e desenhos. Também será exposta a nova coleção de T-Shirts e pinturas em louça. As obras foram produzidas do final de 2009 até agosto de 2010. “Essa exposição para mim não é apenas pendurar quadros e deixar lá. Tem toda uma construção de pensamento, as obras são para refletir, tem muito do impacto que a cidade de São Paulo me causou”, diz.

Nesse período que Dedablio produziu o material que será exposto, foi “apadrinhado” pela atriz tatuiana Vera Holtz, e através da mesma o artista,que também é tatuiano, recebeu o convite da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer para expor a sua arte.
Dedablio pinta desde o ano de 2000. No decorrer dos anos se aperfeiçoou através de técnicas que julga ser extremamente importante. Ao ser questionado de quais seriam suas maiores influências, o artista plástico aponta personalidades nacionais como o pintor e compositor carioca Heitor dos Prazeres e o gravurista Iberê Camargo. Já no cenário internacional ele cita a Europa e enfatiza a contribuição de Van Gogh para a pintura. “Conhecer várias coisas, comer um pedaço de cada, digerir, transformar em vitamina. Foi assim que criei a minha força”, diz.
Com traços e cores marcantes, o artista plástico tatuiano, do qual muitos conhecem por suas pinturas (grafites) espalhadas pela cidade de Tatuí pinta geralmente figuras negras. “É muito difícil encontrar um artista que pinte o negro. Queria me reconhecer na arte, reconhecer o meu irmão”. Ele ainda afirma se sentir orgulhoso por voltar e expor seu trabalho na cidade onde tudo começou “O meu trabalho nasceu nas ruas de Tatuí. Eu nunca vou negar isso e deixar isso. É enraizado aqui”, finaliza.


“O Timbre do Silêncio” ficará em exposição até dia 4 de outubro, podendo ser visitado diariamente das 10h ás 17h. O Centro Cultural de Tatuí fica na Praça Matinho Guedes, 12, no Centro.

Um comentário: